Acredito que todos se recordam da notícia de suspensão do esquema IFS ocorrido em 8 de dezembro de 2022. A boa notícia é que agora em 07 de março de 2023 este voltou a ser reconhecido pelo GFSI (Global Food Safety Initiative). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8), exatamente três meses depois da polêmica. Segundo a GFSI, foram identificadas violações dos requisitos de benchmarking da GFSI, das regras de governança da GFSI e do acordo de benchmarking da GFSI e da Certification Programme Owners (CPOs).
“Em 12 de dezembro de 2022, a GFSI expôs claramente à IFS os motivos da suspensão e quais ações eram necessárias do IFS para demonstrar o realinhamento com os requisitos da GFSI. A GFSI trabalhou continuamente com o IFS durante todo o período de suspensão”, disse em comunicado a GFSI.
A suspensão impacta os certificados vinculados a auditorias de certificação realizadas a partir de 08 de dezembro de 2022 até a data em que a GFSI veio anunciar que o reconhecimento está efetivamente restabelecido, ou seja, 07 de março de 2023.
Para quem já possui um certificado no Esquema IFS fora desta data, o programa continua reconhecido pelo GFSI. Assim, qualquer certificado atual permanece válido até a data de sua expiração. Por outro lado, certificados emitidos ou vinculados a auditorias de certificação ou manutenção realizadas durante o período de suspensão não serão reconhecidos pela GFSI, o que causa bastante transtorno para quem já tinha auditoria agendada e contava com tal reconhecimento.
A IFS, em seu site oficial, informou que a suspensão não tem razões associadas com segurança dos alimentos, o que obviamente é um grande alívio para aqueles que tem seu sistema de gestão certificado por este esquema e, claro, esta informação também é muito relevante para que as empresas tranquilizem os seus clientes.
Nossa expectativa é que tudo se resolva o mais rapidamente possível, pois a maior parte das empresas que optam por Normas reconhecidas pelo GFSI estão preocupadas com a segurança dos alimentos e da validação de suas empresas nesse quesito. Este cancelamento afeta não só a marca IFS como também o nome GFSI, pois gera bastante insegurança na cadeia produtiva que conta com certificados reconhecidos nestes protocolos de certificação e acreditação.
Já pensou em qual Norma gostaria de validar a segurança dos alimentos que produz? Importante conhecer todas elas e entender qual melhor se adapta à sua organização! Que tal voltarmos em breve nesse tema!
Caso tenha alguma dúvida que possamos te ajudar mande um e-mail para sincabima@sincabima.org.br
Por: Sorrailla Abrão, Engenheira de Alimentos
Comments